domingo, 28 de junho de 2020

Como montar um prato saudável para o almoço



Hoje vamos de dica prática para ter uma alimentação mais variada, nutritiva e saudável

Quando queremos começar a mudar nossos hábitos alimentares, nos deparamos com a seguinte questão: com é que eu monto um prato balanceado e saudável?

Tudo em excesso faz mal, então mesmo se tratando de comidas consideradas saudáveis você deve prestar atenção nas quantidades.

Primeiro você deve saber que cada pessoa tem uma necessidade de nutrientes, e essa necessidade veria de acordo com as atividades que ela pratica, questões físicas, etc. Por isso é sempre importante consultar um nutricionista se você quer emagrecer para que esse profissional monte um cardápio balanceado de acordo com o que o seu corpo precisa.

Mas, de uma forma geral, existe uma maneira de você montar o seu prato que garante o consumo de vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, e que ainda te deixe saciada.

Essa é a dica que quero compartilhar com você hoje: Se ficar na dúvida de como montar um prato saudável, siga essas três dicas:

1º. 50% do seu prato deve ser composto de vegetais.
São as verduras e legumes, que podem ser crus ou cozidos. Costumamos colocar aqui salada de folhas, tomate, repolho, rúcula, pepino, chuchu, abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, etc.

Comece sempre montando o seu prato a partir das saladas e legumes, para que ele fique com a metade cheia desses alimentos.

2º. 25% de carboidratos.
Os carboidratos são sua fonte de energia. Aqui falamos de arroz, macarrão, todos os tipos de batatas (doce, inglesa, branca, etc.), mandioca, cuscuz, etc.
Sempre que possível prefira as fontes de carboidratos integrais, pois elas tem uma maior quantidade de fibras, o que vai te deixar saciado por mais tempo e ajudar a regular a liberação de açúcar no organismo.

3º. 25% de proteína.
As proteínas, além de serem fontes de energia, tem função construtora no nosso organismo, por isso devem sempre fazer parte da sua alimentação.
Divida esses 25% entre as proteínas vegetais e animais. 
Proteínas animais são as carnes vermelhas, brancas e peixes.
E as proteínas vegetais são a família do feijão, da lentilha, do grão de bico e ervilha.


Por isso que a mistura tão famosa no Brasil de arroz e feijão pode sim estar no seu prato! Basta ficar de olho nas proporções.

Essas proporções foram as que eu segui quando decidi começar minha reeducação alimentar.

No começo eu tinha que me policiar para montar o prato assim, mas agora isso já é automático. Até quando vou em restaurantes acabo escolhendo os alimentos sempre começando com a salada e acabo montando meu prato assim.


Agora que você já sabe como montar um prato bem nutritivo e saudável, comece a cultivar o hábito de montar seu prato dessa maneira.

Pare para reparar quantas cores vão estar no seu prato quando você o monta seguindo essas proporções, sem contar que o prato fica bem cheio e isso da a sensação para a sua cabeça de que tem tanta comida no prato que você não vai passar fome.

Faça o teste. Eu te desafio a ficar um mês montando seu prato dessa maneira no almoço.

Você vai sentir e ver a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escondidinho de frango

Hoje eu venho de ensinar uma receita bem gostosa e bem versátil: o escondidinho Basicamente você tem na base uma proteína, que pode ser um c...